• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Temporizador já! Nos novos semáforos

Fui o autor do requerimento que resultou no convite para o secretário municipal de Mobilidade Urbana prestar esclarecimentos na Câmara Municipal sobre o funcionamento dos novos semáforos, denominados de ‘inteligentes’ pela Prefeitura de Cuiabá. Na ocasião, cobrei a instalação de temporizadores nos semáforos que foram colocados nas principais vias da nossa cidade.

O temporizador é um painel anexo ao semáforo que informa aos condutores de veículos o tempo restante para a mudança do sinal luminoso do amarelo para o vermelho. Os novos semáforos que estão sendo instalados pela Secretaria de Mobilidade Urbana, ao valor de R$ 15,4 milhões, não são dotados desse importante instrumento de orientação.

Pontuei ao Secretário de Mobilidade Urbana que os condutores de veículos estão reclamando muito da falta dos temporizadores, principalmente nos semáforos que têm radares detectores de avanço do sinal vermelho, visto que o condutor sem o auxílio do temporizador acaba freando de forma brusca, o que pode causar acidente ou parada em cima da faixa de pedestre, pois o tempo entre o sinal amarelo e o vermelho é muito curto.

Argumentei que diante das críticas, é preciso que a que a Secretaria de Mobilidade Urbana instale o mais urgente possível temporizadores nos novos semáforos como forma de haver melhorias nas condições de segurança no trânsito para os condutores e pedestres.

Observei também que os semáforos modernos já vêm dotados com temporizadores, o que não dá para entender o porquê dos novos semáforos serem adquiridos pela prefeitura por um alto valor sem que exista este importante recurso de orientação para os condutores, pois a não existência do temporizador é um retrocesso na organização do trânsito de Cuiabá.

A minha expectativa é de que o bom senso prevaleça por parte do gestor da Secretaria de Mobilidade Urbana, ou seja, que ouça os reclames dos milhares de condutores de veículos e, assim, determine a instalação o mais urgente possível de temporizadores nos novos semáforos, sob pena de o não atendimento dessa justa reivindicação, possa fazer com que os novos semáforos se transformem em armadilhas de multas e causa de acidentes.

 

Dilemário Alencar é vereador em Cuiabá pelo PROS.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.