• Cuiabá, 16 de Abril - 00:00:00

MT e o Brasil ? final

O mundo não compreende como bandos de desocupados genericamente chamados de sem-terra impedem e paralisam as obras de uma usina hidrelétrica com toda a papelada burocrática em ordem. Também não entende como partidos políticos, organizações não governamentais, Ministério Público e Justiça Federal dão guarida a essas ocupações sabidamente ideológicas e comandadas por partidos políticos. Há algum tempo assisti nos EUA essa pergunta ser feita da seguinte forma: como é que funcionários públicos do Ministério Público, da Justiça Federal e de outras instituições incluindo universidades federais, podem trabalhar contra os interesses da nação?

Pergunta incômoda. E sem resposta!

Mato Grosso está dentro desse ambiente. Especialmente visado pela maldita burocracia. Conduzida pelo Estado, o que deveria ser a ferramenta de operação e trabalho de políticas públicas, a burocracia tornou-se a inimiga número 1 da sociedade. Dos empreendedores então, um horror! Quando se pensa em um empreendimento grande e decisivo pra o desenvolvimento pensa-se primeiro antes nos entraves burocráticos.

Quase intransponíveis, os entraves burocráticos abrem caminho pra corrupção que cria atalhos pagos. A burocracia portuguesa sempre era mais burra do que   a burocracia europeia na época do descobrimento. O Brasil copiou o que ela tinha de pior. O empreguismo público, a autoridade de funcionários públicos pra complicar processos e os partidos políticos corrompidos e inúteis dirigindo essa mesma burocracia.

Em Mato Grosso e na Amazônia quase todos os projetos estruturantes são muito grandes: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, mineração. Todos passam pela rigidez burocrática de um lado e pela “facilitação” vergonhosa da corrupção de outro.

O pior nesse cenário de apocalipse, é que as instituições privadas com responsabilidade cívica fogem a sua responsabilidade. Evitam cobrar atitudes. Evitam contrariar a gestão do Estado nacional e dos estados regionais. A simbiose de interesses fortalece a corrupção e a ineficiência do Estado. Mas o pior mesmo, é que legitima o partidarismo político sobre os setores-fins da burocracia. Exemplos: que partidos comandam o Incra, a Funai, o Ibama, a Funasa, o DNIT, etc?

Finalizo esta série de três artigos muito pessimista! Contudo, morro ainda acreditando que num dia longínquo nos recuperemos do atraso.

 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

onofreribeiro@onofreribeiro.com.br  www.onofreribeiro.com.br



0 Comentários



    Ainda não há comentários.