• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

MT e o Brasil ? 1

Em 2015 durante o Seminário Paex, na Fundação Dom Cabral, na última palestra o professor que falou durante duas horas. Traçou um cenário de Brasil e do mundo absolutamente convincentes. De tudo, o que mais gostei foi a afirmação de que os próximos 50 anos serão do Brasil pra investimentos em infraestrutura de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. Além de questões ligadas aos temas ambientais e questões minerais.

Porém, a ressalva: o mundo nunca teve tanto dinheiro pra investimentos, mas o Brasil assusta pela insegurança jurídica causada por um Estado complicador, burocrático e tomado por ideologias ultrapassadas. Lembrou o professor: o mundo não compreende como meia dúzia de sem-terra ou de índios paralisam a obra de uma usina hidrelétrica em dia com a papelada burocrática. Pior: ainda encontram sustentação ideológica e oportunista em instituições públicas e privadas.

Não pude deixar de me lembrar do presidente francês, Charles De Gaule, em visita em Brasil em 1964: “O Brasil não é um país sério!”.

Continua não sendo. Mas com o fim do ciclo da esquerda e a paralisia econômica que arrasou a indústria, por exemplo, viu-se o tamanho e des-necessidade do gigantesco Estado brasileiro nos processos do país. Pois bem. Com a economia voltando a  crescer. Com a esquerda fora do cenário de poder, com as crises mundiais, o mundo volta a se interessar pelo Brasil. Isso significa investimentos mundiais em setores que obrigatoriamente terão que ser privatizados.

Não adianta o corporativismo político e partidário tentar barrar essa onda. Os partidos e os políticos terão que aprender a trabalhar sem a muleta generosa dos cofres públicos.

Nesse caso, entra Mato Grosso como uma potência produtora de alimentos. Mas precisa sair da fase primária para agregar valor, gerar bons empregos e arrecadar mais, além de atrair investimentos de tecnologia.

Sobre isso e a política de 2017 pretendo falar no artigo de amanhã.

 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

onofreribeiro.com.br    www.onofreribeiro.com.br



0 Comentários



    Ainda não há comentários.