• Cuiabá, 16 de Abril - 00:00:00

Mato Grosso e China: cenários

Ainda estamos num campo relativamente de previsões.

No artigo de ontem publicado neste espaço, considerei as chances muito fortes da China estabelecer inevitável conexão com Mato Grosso. Nesta semana o governador está na China alinhando relações que eventualmente resultem em negócios. Neste último fim de semana a mídia divulgou interesses da China em investir 1 bilhão e meio de reais na construção de armazéns em Mato Grosso. O déficit estadual é de 19 milhões de toneladas de grãos num universo de 52 milhões produzidos.

Antes, porém, gostaria de mudar um pouco o assunto e depois retorno a este ponto.

As chances da ferrovia bioceânica vir a se construída são muito grandes. Ela sairia do norte do estado do Rio de Janeiro, atravessa o norte de Minas Gerais, de Goiás e entra em Mato Grosso por Água Boa, passa por Lucas do Rio Verde e sobe na direção de Sapezal até Porto Velho, Acre e vai desaguar em porto peruano no Oceano Pacífico.

Os chineses estão avaliando que com o quase monopólio de financiamento das produções, compra do que se produzir e a oferta de logística de transporte pra o porto de Shangai, na China, mudarão a geopolítica mundial. Mudarão a atual logística de frete terrestre pros portos do Sul e Sudeste, direcionando os fretes pra ferrovia. Junto dos trilhos um processo veloz de agroindustrialização pra otimizar os fretes e pra criar uma zona de economia frete ao longo dos trilhos.

Aqui está o pulo do gato. Essa zona de riqueza no entorno da ferrovia se constituirá num polo de entrada dos produtos chineses no frete de retorno. Hoje, adubos, defensivo, máquinas, caminhões, eletro-eletrônicos vem pra essa região de outros países ou do próprio Brasil em longos fretes. Uma vez a rodovia pronta, tudo virá da China em frete marítimo e ferroviário e com preços menores.

Será a porta de entrada de uma reviravolta na atual gestão da produção do agronegócio e da exportação e importação de bens, de insumos e de produtos primários da região Nordeste e do Centro-Oeste.

O assunto não se encerra aqui. Por ora, passa ao largo dos planos da política e da gestão estadual.

 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

onofreribeiro@onofreribeiro.com.br   www.onofreribeiro.com.br



0 Comentários



    Ainda não há comentários.