• Cuiabá, 29 de Março - 00:00:00

Focado no comércio e na indústria, Acivag completa 32 anos

A Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande - ACIVAG, fundada por Renato dos Santos e outros sete comerciantes em 14 de junho de 1985, é uma entidade que galgou muita credibilidade e ganhou força, conquistando metas e alcançando os objetivos, na área comercial e industrial na segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso.

Versides Sebastião de Moraes presidiu a reunião de fundação da entidade, que foi secretariada por Moacir da Silva Amado e testemunhada por Renato José dos Santos, Armando José Dal Pizzolo, Adib Baracat, Antonio Gomes (representando a Casa Buri), Francisco Freire da Silva e José Buzelle, como assessor jurídico.

Foram estes, os fundadores da entidade, que promoveram novas assembleias e elegeram presidente o sócio Renato José dos Santos, que, já em 1986, idealizou a construção de um edifício, que além de servir de sede da ACIVAG, destinasse também a outras finalidades e cunho empresarial e sócio-administrativo.

Coube a Santa Cruz Empreendimentos Imobiliários projetar o edifício de doze andares, que foi construído com apoio de grandes números de empresários da cidade industrial, sendo lançado com o nome de “Centro Empresarial de Várzea Grande”.

Renato dos Santos esteve à frente da Acivag até 1987, sendo eleito como novo presidente o empresário Danilo Berndt, que após um ano de construção inaugurou o edifício.

A inauguração foi um importante acontecimento prestigiado, em 15 de julho de 1988, com a presença do governador Carlos Bezerra, parlamentares, do Congresso Nacional e Assembléia Legislativa de MT, secretários de Estado, prefeito Jaime Campos, vereadores, empresários, as mais importantes mulheres da sociedade local e a essência dos homens de negócio da Grande Cuiabá.

Foram prestadas homenagens aos homens e mulheres que incentivaram e lutaram pelo desenvolvimento do comércio varzeagrandense em décadas passadas como o senhor Júlio Domingos de Campos e Dona Rita de Oliveira Monteiro.

Usando da palavra na solenidade de inauguração o historiador Ubaldo Monteiro disse que o Centro Empresarial de Várzea Grande, sediado na Avenida Castelo Branco, era sem dúvida um ponto de atração de homens de negócios e turistas. “A Acivag – Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande, ocupando o primeiro andar do edifício, já não é mais aquela do ano da fundação, tendo crescido rapidamente de acordo com o desenvolvimento da cidade”, finalizou o historiador.

Durante seus 31 anos de fundação, foram presidentes: Renato José dos Santos (1985), Danilo Bernadt (1986/1990), Flávia Ana Gazzoni (1991/1992), José Nesello (1993/1994), Mohamad Rahim Farhat (1995/1996), Antonio Domingos (1997/1998), David Roberto Massignan (1999/2000), Carlos Célio da Silva (2001/2002), José Fernando Chaparro (2006/2008), Adauton Cesar “Tuim” de Almeida (Julho de 2009 a Julho de 2010 provisório – interdição) e Adauton Cesar “Tuim” de Almeida eleito em 2010 é reeleito até os dias de hoje.

 

Wilson Pires de Andrade é jornalista profissional em Mato Grosso.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.