• Cuiabá, 28 de Março - 00:00:00

Meio ambiente, pessoas e recursos

Meio ambiente e saneamento básico são bem maior e cuidado maior indissociáveis. O saneamento básico, recurso indispensável à sustentabilidade ambiental que ora aludimos com a emblemática data de 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, define um conjunto de procedimentos adotados por um governo - auxiliado ou não por um ente privado, uma concessionária pública - com o intuito de levar à comunidade mais saúde e qualidade de vida. O saneamento básico tem como pilares o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a gestão de resíduos sólidos e o manejo de águas pluviais urbanas.

Desses quatro pontos basilares, debrucemos neste espaço e oportunidade sobre o primeiro, talvez o mais visível em nosso cotidiano. Afinal, água na torneira, algo essencial, é sinônimo de prioridade, de conforto, de saúde para si e para toda a família. Mas o que muitas vezes pouco se recorda é que a oferta de água potável, portanto, apta ao consumo humano, está ligada diretamente aos investimentos necessários em saneamento.

Num contínuo ciclo orgânico e, invariavelmente, igualmente público e financeiro, a água que abastece milhões de lares brasileiros carreia consigo bilhões de reais em recursos aplicados diretamente na captação, no tratamento, na distribuição, na preservação de mananciais e demais ações socioambientais e, também, no combate a perdas e furtos de água. Dinâmica diária no setor de saneamento público-privado, onde poder concedente, concessionárias prestadoras dos serviços de saneamento, agências reguladoras e população têm, cada qual é de forma interdependente, respectivos papéis e atribuições fundamentais ao sucesso dos projetos, metas de saneamento e à paulatina conquista de mais qualidade de vida a ser compartilhada em sociedade.

Falamos, por certo, que avanços no saneamento e, consequentemente, pontos preciosos para o meio ambiente, passam por recursos naturais, financeiros, técnicos, legais e também humanos. Afinal, pessoas são, de fato, recurso, meio e fim no caminho trilhado pelo saneamento. Em nossa atuação diária, na CAB Mato Grosso, pessoas, sendo elas usuárias de nossos serviços, colaboradores, fornecedores ou prestadores de serviços, são essencialmente motivação e propósito de nosso trabalho.

O pilar gente é um forte componente em nossas políticas internas e tratativas institucionais. Para a CAB Mato Grosso, pessoas são fundamentais. Elas estão e seguirão no posto de primeiro lugar. Entendemos ser esta, paralelamente às nossas ações e investimentos em saneamento e meio ambiente, outra contribuição preciosa e indispensável ao mundo em que vivemos.

 

Luís Afonso Bazzo é diretor da CAB Mato Grosso



0 Comentários



    Ainda não há comentários.