• Cuiabá, 25 de Abril - 00:00:00

Que livro

Presidente de conhecida multinacional de carros no Brasil, em entrevista, mostrou a realidade da economia nacional e também porque está havendo desindustrialização.
A economia brasileira, aproveitando as contas equilibradas que vem desde o Plano Real e o boom das commodities no mundo, se saiu bem na crise que veio dos EUA em 2008. Houve uma presença mais forte do estado na economia. O governo Lula acertou no incentivo ao consumo, a economia cresceu mais de 7% em 2010. Elegeu a Dilma. Criou-se, ele afirma, uma ilusão de que o governo poderia tudo.
Passada a crise, o governo Dilma, já em 2011, deveria afastar-se e deixar que o mercado encontrasse suas alternativas. O governo interferiu mais ainda, veio a tal Nova Matriz Econômica de Guido Mantega. Baixou juros sem poder, deu isenção tributária a vários setores, tirando o IPI para a linha branca, carros e outros itens para incentivar mais ainda o consumo.Já pensavam na reeleição.
Se essa fosse a grande saída, outros países do mundo, até mais sabidos que nós em economia, usariam essa alternativa. As pessoas já estavam endividadas e se endividaram mais ainda. O crescimento teria que vir do aumento da produtividade e investimentos em infraestrutura.
O presidente da multinacional diz que o setor industrial deveria ter pressionado o governo nessa direção e por reformas e não mais incentivos. Mas sabemos que o industrial brasileiro e o setor do comércio não vão por aí. Querem o ganho imediato, sabem que a economia vai ter problemas, mas não fazem nada e nem pressionam governo que os está beneficiando.
Depois, como agora, ficam reclamando da situação econômica, mas eles sabiam que ia dar nisso. Qualquer análise ali por 2013 já mostrava que o caminho estava errado. Os empresários se calaram e agora reclamam da recessão e do desemprego.
O presidente da empresa fala também que o Brasil é muito protecionista. Outro fato da vida nacional que os industriais brasileiros sempre se calam.Querem mercado internocativo e não pressionam os governos para abrirem a economia.
Economia fechada deixa de ser competitiva num mundo globalizado. Ficamos para trás. Porque existe Feira do Paraguai? Porque compram produtos do exterior melhores do que os nossos para venderem para a gente.Hoje é mais barato ir aos EUA comprar roupas do que comprá-las no Brasil.
Como a esquerda gosta de protecionismo, os industriais e os do comércio dão força a governos assim. Mas a indústria, que já chegou a 29% do PIB, hoje está em 14% e caindo mais ainda.
A saída é abrir a economia, comprar fora componentes e tecnologias para ajudar na industrialização, fazê-la mais competitiva. A Embraer faz isso e é competitiva como qualquer empresa do exterior. É hora de fazer acordos econômicos, trazer a competição para nosso quintal e ver se o industrial brasileiro é competente ou é só gogó. O pessoal do comércio, que ganharia com essa nova situação, deveria pressionar nessa direção também.

Alfredo da Mota Menezes. E-mail: pox@terra.com.br site: www.alfredomenezes.com



0 Comentários



    Ainda não há comentários.